Bolo de Dióspiro


Ingredientes:
- 1 gema
- 250 g de açúcar
- 2 c. (de sopa) de manteiga derretida e arrefecida
- 3 dióspiros maduros (450 g de polpa)
- 1 c. (de chá) de canela
- raspa de ½ laranja grande
- raspa de ½ limão grande
- ¼ c. (de chá) de sal
- 300 g de farinha
- 2 c. (de chá) de fermento
- ½ cháv. (de chá) de nozes picadas
- 1 clara



Preparação:
Bata a gema e adicione progressivamente todos os ingredientes listados até ao sal. Quando a massa estiver homogénea, misture a farinha e o fermento. Por fim, introduza as nozes e junte a clara batida em castelo bem firme à massa, envolvendo com uma colher. Leve a cozer a 180º C, em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, aproximadamente 1 hora. Desenforme depois de frio e polvilhe com açúcar em pó.






Notas:
- Pois é, desta vez, parece que me correu melhor, pelo menos ficou um bolinho mais estufado!

- Quem provou, gostou muito e nem diria que era feito na maioria com este ingrediente especial que é o dióspiro.

- Escolhi 3 dióspiros médios e depois de limpos pesei a polpa, que triturei de seguida, para ficar uma mistura mais homogénea.

- Assim, com o peso da polpa é mais fácil encontrarmos o termo certo que pretendemos para o bolo.

- Por exemplo, a minha mãe se quizesse fazer este bolo teria que utilizar certamente 4 dióspiros, porque os dela são relativamente mais pequenos!

- Espero que gostem e experimentem esta delícia, porque não se vão arrepender. Até eu que não sou nada fã desta fruta, gosto muito do bolo!

- Ah! Mas graças a uma dica que vi aqui, até já me atrevo a comer um de vez em quando e até me sabe bem. Agradeço muito a dica! Foi uma grande ajuda para superar as minhas reticências...

- Beijos e até breve...

4 comentários:

  1. Adorei o teu bolo e podes ter a certeza que vou fazê-lo
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fogo...

    Quando eu penso que nada mais podes inventar com diospiros, pimba...

    Lá tu inventas mais uma delicia...

    ADoro Diospiros como já te tinha dito, mas em bolo também deve ser uma deliciaaaaaaaa..

    jinhos e muitos parabéns miga, este bolo é um verdadeiro sucesso

    ResponderEliminar
  3. este bolo deve ser fantastico, para quem como eu adora diospiro:::::
    bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Adoro dióspiros mas nunca me passou pela cabeça usá-los num bolo!!! que óptima ideia...
    Bjs...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...