Rolinhos de Frutos Secos e Canela

É verdade, estava em pulgas para partilhar esta receita, uma autêntica maravilha saída mais uma vez do blog da minha querida São. Eu sou fã do seu blog e nada melhor do que ir testando algumas receitas. Quando vi esta então, fiquei mesmo inquieta e agora que ando numa fase de experimentar receitas em formato caracol, nada melhor para o fazer, quando sabia que ia ter uns convidados especiais. Foi mesmo uma tarde/noite muito bem passada com o A e a C. Espero que tenham gostado assim tanto como eu/nós! Depois de almoço pus as mãos na massa e toca a aviar esta verdadeira tentação.
 
Ficou super, super aprovada!!! Adorei o resultado e vou voltar a fazer mais vezes certamente.
 



Ingredientes:


Massa:
1 ovo
225 ml de leite
50 g de manteiga
raspa de 1 limão
500 g de farinha t 65
50 g de açúcar
20 g de fermento de padeiro

 

Recheio:
50 g de manteiga amolecida
50 g de açúcar mascavado
1 c.(sobremesa) de canela
200 g de frutos secos (nozes, passas de uva, amêndoa inteira sem pele, pinhões)



Preparação:
Amorne o leite e dissolva nele o fermento e a manteiga. Na batedeira coloque os batedores para massas secas. Deite o ovo, a raspa de limão e o açúcar, batendo ligeiramente. Adicione depois a farinha aos poucos alternando com o leite, batendo na velocidade mais baixa. Depois de estar tudo bem envolvido pode aumentar a velocidade durante alguns instantes. Coloque a levedar em local quente cerca de 60 minutos. Entretanto, misture a manteiga com o açúcar mascavado e a canela, fazendo uma pasta. Parta as nozes grosseiramente e junte as amêndoas, as passas de uva e os pinhões. Quando a massa estiver lêveda deite-a sobre uma superfície enfarinhada e com o rolo da massa estenda formando um retângulo. Barre a massa com pasta de manteiga e espalhe os frutos secos por cima. Enrole como se fosse uma torta e com uma faca afiada corte fatias iguais. Forre uma forma retângular com papel vegetal não aderente e coloque as fatias na forma, espaçando-as um pouco e com o lado cortado para cima. Coloque novamente a levedar cerca de 20 minutos. Ligue o forno a 180º C e leve a cozer durante 20 minutos ou até os rolinhos ficarem coradinhos. Retire e pincele com geleia de marmelo. Deixe arrefecer um bocadinho e depois ao ataque!!!
 




Notas:

- Para preparar esta massa utilizei uma batedeira com taça e assim foi mais fácil para mim ir intercalando os ingredientes.

 

- A batedeira não estava a gostar nada ao início e saltava para todos os lados, mas depois de os ingredientes estarem todos misturados, melhorou :)

 

- Para a massa levedar, aqueci água no jarro elétrico, coloquei-a numa caçarola e depois por cima a taça da batedeira, paninho e cobertor, para não ter frio.

 

- Passado o tempo, quando olhei para o cobertor, já fazia um alto!!! A minha alma estava pasma...



- A massa tinha crescido e bem. Depois usei o meu tapete de silicone, que enfarinhei e estendi com as mãos, mais coisa, menos coisa, nem me lembrei de usar o rolo :)

 

- Para voltar a levedar, repeti a técnica usada inicialmente.

 

- Coloquei no forno quando as visitas chegaram e fomos começar a petiscar com uma vista para o horizonte…

 

… Olha o que tens no forno!

… Já deve estar bom, vai lá ver…

… Olha que ainda se queima!!!

 




- Pronto! Acho que já escrevi muito e já partilhei todos os apontamentos que considero serem importantes. Se ainda não o fizeram o melhor é experimentar esta receita e depois partilhem comigo a vossa opinião.

 

- Eu fiquei rendida :) E morninho come-se tão bem, dá vontade de comer tudo de uma vez…






7 comentários:

  1. Olá....
    Este fica para mim :)....
    Que aspecto magnifico ;)...
    Beijocas...
    Leonor
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostaste aqui em casa faz sempre sucesso.
    Os teus ficaram lindos e bem tentadores.
    bj

    ResponderEliminar
  3. esta uma maravilha e mt fofinho deu agua na boca humm ja levo um bocadinho humm bjs

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspecto amiga! Fiquei a salivar, deve de ser mesmo delicioso! ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  5. Está com um aspecto delicioso! Adorei!
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...